Dores nos pés, joelhos, tornozelos ou coluna? Você precisa fazer uma baropodometria computadorizada

Você tem sentido dores regulares nos pés, joelhos, tornozelos ou coluna? É difícil apontar alguém que não sinta algum tipo de dor nestas regiões, e muitas vezes a pessoa simplesmente vai até a farmácia da esquina e compra um analgésico qualquer, acreditando ser algo sem importância e passageiro. Mas estas dores constantes podem indicar algum distúrbio importante, como um problema sério nos próprios pés ou reflexo de problemas na coluna vertebral.

A automedicação deve ser condenada com veemência. Não há mal pior para a sua saúde. Ao menor sinal de dor, um especialista deve ser consultado para que se encontre o diagnóstico certo e se inicie o tratamento. “Dores constantes na coluna, no quadril, joelho, tornozelo ou mesmo no próprio pé podem indicar algum tipo de distúrbio nos pés, com alteração no tipo de pisada e consequente desequilíbrio postural. Um especialista deve ser consultado para apontar o diagnóstico e o tratamento correto. Na maioria das vezes, a pessoa acha que a dor que está sentindo no pé é fruto de uma longa caminhada, por exemplo, mas a dor persiste e pode evoluir. E isto precisa ser investigado”, alerta o ortopedista Cláudio Vinício Cervo de Luca, da Clínica Orthoberg.

Diagnóstico com auxílio da baropodometria computadorizada

As dores relatadas pelo paciente podem indicar uma série de doenças. Um exame relativamente novo, de ponta, indolor e não invasivo, chamado baropodometria computadorizada, disponível na Clínica Orthoberg, auxilia o médico a definir, com exatidão, o diagnóstico do paciente.

De acordo com o Dr. Cláudio Vinício, a baropodometria computadorizada localiza os pontos de apoio na planta do pé durante a pisada e faz a mensuração exata da pressão exercida sobre cada um destes pontos. Além da avaliação do pé em repouso, o baropodômetro de alta sensibilidade permite avaliar o paciente em movimento, de forma dinâmica, medindo as variações das pressões durante a marcha e até durante a corrida.

Por que fazer uma baropodometria computadorizada?

“Dependendo de como você anda, do seu tipo de pisada e até mesmo do calçado que você costuma usar, será possível prevenir uma série de problemas que podem trazer muita dor e até mesmo a necessidade de uma cirurgia, como em casos extremos de doenças como esporão do calcâneo. Problemas nos pés podem refletir nos joelhos ou serem reflexo de problemas da coluna. A baropodometria computadorizada fornece informações muito preciosas sobre a performance dos nossos pés durante a marcha, o que não é possível observar nas avaliações físicas tradicionais. Nossos pés se comportam diferente quando andamos, corremos ou estamos parados”, explica o médico da Clínica Orthoberg.

O Dr. Claúdio Vinício pontua que o exame é indicado para pacientes de qualquer idade, atletas profissionais ou não e portadores de deformidades posturais e nos pés ou mesmo quem sente dores regulares. “Vamos descobrir se o paciente é portador de alguma patologia e orientar o uso correto do tênis e de palmilha, se for o caso.

Ele destaca que a baropodometria computadorizada deve ser solicitado, por exemplo, para avaliar alterações como pé plano ou cavo, calcâneo valgo ou varo, esporão de calcâneo, fascite plantar, tendinites, metatarsalgias, neuroma de Morton, diferença de comprimento de membros inferiores (perna curta), hálux valgo (joanete), artroses, dores nas plantas dos pés, dor na coluna, quadril, joelho e tornozelo, periostites (canelite) e fraturas por estresse.