Para que serve a reabilitação neurológica?

Pacientes que são acometidos por alguma doença neurológica precisam de acompanhamento médico e para controlar as comorbidades clínicas e prevenir o surgimento de novos eventos ou mesmo a aceleração da progressão da doença necessitam da reabilitação neurológica. Trata-se de um fundamental complemento médico clínico para tratar as consequências das doenças neurológicas.

“A reabilitação neurológica tem o objetivo de devolver ao paciente a qualidade de vida perdida. Vários profissionais podem estar envolvidos neste processo, além do médico assistente. O paciente pode ser atendido por fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, neurologistas, fisiatras e acupunturistas. Juntos, este corpo clínico irá discutir e trabalhar pela evolução pessoal do paciente”, explica a reumatologista Priscila de Andrade Magalhães, da Clínica Orthoberg, uma referência em reabilitação neurológica.

Exemplos do uso da reabilitação neurológica

A Dra. Priscila diz que a reabilitação neurológica pode ser utilizada por inúmeras doenças neurológicas, e a lista é bem grande. Mas ela cita uma situação muito comuns que exige este cuidado: o paciente que não consegue sequer segurar um objeto qualquer por conta de uma inflamação no punho, fruto de uma síndrome do Túnel do Carpo ou artrite reumatoide.

“Muitas vezes, o paciente que tem uma inflamação grave no punho sequer consegue escovar os dentes, uma tarefa tão cotidiana para todos nós. Este paciente precisa de cuidados especiais, e a reabilitação neurológica será fundamental para que reestabeleça a função do punho e readquira a qualidade de vida perdida”, explica ela.

Os principais objetivos da reabilitação neurológica

• Devolver ao paciente a qualidade de vida perdida;

• Eliminar a dor;

• Prevenir deformidades;

• Melhorar o tônus muscular e tratar da espasticidade;

• Reforçar a amplitude de movimento;

• Diminuir padrões patológicos;

• Reintegrar a pessoa com deficiência à sociedade;

• orientar a família do paciente.

A fisioterapia neurológica

De acordo com a médica da Clínica Orthoberg, a fisioterapia neurológica é um dos componentes mais comuns da reabilitação neurológica. “É uma especialização da fisioterapia, voltada para o atendimento específico de pessoas afetadas por doenças neurológicas ou lesões na medula espinhal. O objetivo é proporcionar bem-estar, autonomia e eliminar a dor”, explica a Dra. Priscila.

Ela pontua que a Clínica Orthoberg é uma referência em reabilitação neurológica para pacientes que sofreram cirurgia de coluna, rizotomia com radiofrequência, para pacientes com patologias da coluna e acometidos por doenças neurológicas em geral. “Nosso atendimento é humanizado e totalmente individualizado”, destaca.